sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Efeitos no Photoshop: Saiba como deixar sua foto com um estilo retrô, em poucos segundos.














Iniciantes no Photoshop geralmente têm dificuldades quando precisam criar efeitos. Nem sempre procurar um efeito mais complicado é a melhor solução.

Às vezes, um filtro é capaz de render bons resultados, mesmo quando usado em sua forma mais simples. O Reflexo de Flash é fácil de ser usado e editado, e mesmo que você não tenha cursos na área, poderá empregá-lo para obter reflexos realistas e que vão enriquecer seu trabalho.

E para adicionar um ar mais romântico, vintage, ensinarei os passos do Efeito Retrô. A execução é extremamente simples.

Além do passo a passo, acompanhem o tutorial acelerado: https://youtu.be/pQKoPdyXED0

Passo 1: Abra a sua imagem no Adobe Photoshop. Estou usando a versão CC. Caso sua versão seja muito antiga, talvez os menus não se encontrem nos mesmos lugares.
Bom, vamos ao tutorial. Utilizei uma foto que eu mesma tirei, em Bombinhas/SC. Você pode usá-la, pode pegar uma foto sua ou da internet. Aconselho a usar a mesma, para que você aprenda os passos sem ficar com dúvidas.


Passo 2: Primeiramente, adicionaremos alguns Reflexos do Flash, que geralmente não conseguimos captar com a câmera. Para isso, clique em Filtro > Renderização > Reflexo de Flash.



Passo 3: Abrirá uma janelinha. Como você pode notar, temos alguns Tipos de Lente. Também podemos ajustar a intensidade do Brilho, como acharmos mais conveniente. Caso você esteja utilizando a mesma imagem, pode definir os valores conforme a imagem abaixo. Experimente selecionar outros Tipos de Lente e modifique a intensidade do Brilho, para visualizar as diversas formas de Reflexos de Flash obtidas com esse Filtro.



Passo 4: Pronto, essa primeira etapa acabou. Repare que os Reflexos de Flash já dão um toque todo especial à imagem.



Passo 5: Agora, damos início ao tutorial de efeito retrô. Comece desbloqueando a camada da imagem, clicando no cadeado da camada. Em seguida, clique com o botão direito na miniatura. Aparecerá um menuzinho, nele, clique em Opções de Mesclagem. E na janelinha que abrir, clique em Sobreposição de Cor.





Passo 6: Escolha um tom de Azul, clicando no local indicado na imagem abaixo. Caso queira usar o mesmo que eu, basta digitar os seguintes valores: #005E7B. Clique em OK. Depois, altere o Modo de Mesclagem para Exclusão e mude a Opacidade para 30%. O ideal é que a Opacidade esteja entre 20% e 40%. Se você deixar em 0, a imagem não mudará nada. Em 100%, ficará exagerado. Mude os valores para visualizar as diferenças.



Passo 7: Prontinho!! Até que foi fácil, né? Se tiverem dúvidas, deixem um comentário, que eu respondo. Veja como sua imagem ficou bacana!



Confira dois outros exemplos que eu fiz, utilizando imagens da internet:





Espero que tenham gostado e que voltem para o próximo tutorial. =D














Nenhum comentário:

Postar um comentário